quarta-feira, 7 de julho de 2010

O PERIGO DAS CROCS




Atenção redobrada para os pequenos que usam os sapatinhos da marca CROCS, pois estes estão sendo responsáveis por uma série de acidentes envolvendo crianças, principalmente em escadas rolantes.
Os sapatinhos da Crocs são feitos de croslite (resina de alta aderência) e foram originalmente criados nos EUA para uso em barcos devido aos seus solados antiderrapantes que não marcavam o deck do barco. No ano de 2003, a Crocs™ se tornou uma verdadeira febre mundial entre adultos e crianças por se tratar de um calçado confortável, de preço acessível, além de fashion (devido as cores chamativas oferecidas).
Começaram, porém, a surgir graves acidentes devido ao uso de Crocs e de acordo com os relatos que apareceram nos Estados Unidos e até em Cingapura e no Japão, os acidentes em escadas rolantes acontecem devido a dois dos principais atrativos para a compra do produto: flexibilidade e aderência. Algumas pessoas afirmam que o calçado fica preso nos “dentes” no fundo ou na parte superior da escada rolante, ou mesmo na fenda entre os degraus ou na lateral das escadas rolantes.

Um dos casos mais graves ocorreu nos Estados Unidos. Rory McDermott, 6 anos, teve um profundo corte no pé porque seu Crocs ficou preso em uma escada rolante.



No Brasil já ocorreram alguns incidentes, o que levou muitos shoppings a colocar placas nas escadas rolantes com uma foto do sapatinho dizendo “observe restrições do fabricante do calçado”, pois na etiqueta da “Crocs” há a informação de que as sandálias não devem ser usadas em escadas rolantes.



Algumas escolas também já orientaram os pais para não mandarem seus filhos para as aulas com Crocs, pois foi observado que alguns estudantes que faziam uso do sapatinho se machucaram nas correrias da hora do recreio. O fato é que apesar de possuírem solados antiderrapantes, os pés não ficam firmes podendo virar e provocar torções.

O ortopedista pediátrico Cláudio Santili, em entrevista para a revista Isto é Dinheiro, afirma que “ o desenho das sandálias Crocs, que prioriza o conforto dos pés, as torna adequadas apenas para uso em condições relaxadas - em casa, principalmente, ou em atividades que exigem pouca movimentação. Em correrias, comuns em pátios de escolas, elas não servem. "A sandália não oferece firmeza ao pé, embora seu solado seja antiderrapante. Ela trava no chão, enquanto o pé fica solto." “ (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/809_O+TROPECO+DA+CROCS)

Eu particularmente acho os sapatinhos super fofos e o Marcos André já faz uso deles, realmente são confortáveis e práticos, pois são fáceis de lavar e enxugar. Mas, diante de toda essa polêmica Crocs só para lazer e em shopping nem pensar.

2 comentários:

  1. Nunca pensei que pudesse causar acidentes... Marina tem, mas ainda não anda. Mas o Léo, mesmo já tendo 12 anos, tem e está viciado, por ele tinha todas as cores e só usava isso! Vou avisá-lo para evitar qualquer tipo de acidente.
    valeu Méro!!! Só vc pra descobrir essas coisas!!!
    bjos
    Carol Bomfim

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréia,
    Tudo joia?
    Importante esse post de hj viu, eu não sabia de nada disso!!!
    Valeu a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir