quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MEDO DO PEDIATRA




Hoje é dia de consulta ao Pediatra e já estou aqui só imaginando como vai ser mais tarde, já que as consultas de rotina do Marcos André viraram um verdadeiro tormento.

Na sala de espera ele fica ótimo mas, basta a Dra. abrir a porta e dizer “Vamos Marcos André?” que ele abre logo o berreiro e chora até o final da consulta, inconsolável.

Eu sei que o ritual de examinar garganta, nariz, ouvido e blá, blá, blá não é nada agradável, mas o pânico que ele demonstra sentir é tão grande que fico com a maior pena dele, morrendo de vergonha da médica e também preocupada se ela vai conseguir examiná-lo direiro.

A Dra., que é muito atenciosa com ele, diz que esse desespero, principalmente entre o menores, é normal, que ela já está acostumada e que depois dos dois aninhos as crianças ficam amigas dela.

Andei lendo sobre o assunto e constatei que esse medo do “Senhor da bata branca” é realmente é normal, um dos motivos é que as crianças podem associar a vestimenta às dolorosas vacinas (tem médico que até deixa o jaleco de lado na hora de atender os pequenos), outros motivos podem ser: medo de se separar dos pais, nervosismo, sensação de inseguraça por estar sendo manuseado por um estranho...

O que fazer para ajudar a superar o medo?

- Procurar enfrentar o medo junto com a criança.

- Tentar familiarizar a criança com o médico para que este não seja visto por ela como um estranho.
- Para a situação parecer ser normal os pais devem contar que também iam ao médico quando pequenos.
- Explicar numa linguagem que a criança entenda o motivo da consulta, dizendo sempre a verdade (seja para uma consulta de rotina ou para um diagnóstico).

- Não falar mal do Pediatra na frente da criança.
- Não utilizar o Pediatra como um castigo.
- Recompensar a criança com alguma coisa caso não chore durante a consulta.


Depois da última consulta resolvi explorar uma brincadeira de faz de conta e investir em um brinquedo que é uma maletinha de médico com alguns instrumentos usados numa consulta e enquanto brincava com o Marcos André expliquei para que cada coisa servia e porque Dra. tem que usá-las. Ele pareceu gostar do brinquedo, vive pedindo para eu abrir a maleta. Espero que funcione! Depois conto aqui como foi.



Bjsss!!!

2 comentários:

  1. Ai Andréia, a Bia tinha a mesma reação com a antiga médica dela, uma chateação, um stress. Não tive dúvidas, troquei de pediatra e pra minha surpresa, logo no primeiro contato ela foi pro braço dele(Dr. Milton!), nada de choro, nem de stress. Fiquei boquiaberta! Hoje ela "pede" pra ir lá quando o vê na tv,pode? rsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Andréa querida o medo passa sim! Pelo menos no meu caso melhorou! Enquanto o Lulinha é super amigo da tia, o Pepeu não quer nem ver a cara! Hahaha!
    Beijos amor!

    ResponderExcluir