segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dia Mundial da Amamentação



Hoje, 1º de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Amamentação.

A data foi criada com dois objetivos: estimular o aleitamento natural, combatendo a desnutrição infantil e também para ajudar na criação de bancos de leite destinados aos bebês que não podiam ser amamentados por suas mamães.

Importância:

O leite materno é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano, é completo, protege o bebê de várias doenças (funcionando como uma verdadeira vacina) e estimula o desenvolvimento da inteligência da criança.

O ato de amamentar:

Amamentar fortalece os laços afetivos entre mãe e filho. O bebê ao mamar no peito se sente protegido e amado e fica mais tranqüilo no aconchego de sua mamãe.

Praticidade:

O leite do peitinho é muito mais prático, pois está sempre quentinho e prontinho.

Para as mamães:

As vantagens para as mamães também compensam, pois amamentar reduz o peso mais rapidamente após o parto, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto, diminui o risco de diabetes e de câncer de mama.

Por quanto tempo:

A UNICEF e a OMS recomendam que o período de amamentação exclusiva seja pelo menos até o sexto mês de vida da criança, mas ressalta que quanto mais tempo a criança mamar, mais benefícios ela irá adquirir.

“Amamentar é tratar a vida com vida!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário