terça-feira, 2 de abril de 2013

Dúvidas sobre a PEC das Domésticas






O Congresso deve promulgar hoje a PEC das Domésticas que amplia os  direitos  dessa classe de trabalhadores. Assim, os empregadores precisarão se adequar às mudanças a partir da publicação da medida no  DOU - "Diário Oficial da União", o que deve ocorrer já amanhã, quarta-feira (3), de acordo com o Senado Federal.
No entanto, nem todos os novos direitos entrarão em vigor de imediato. As duas principais mudanças que passam a valer imediatamente são a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais e o pagamento de horas extras.
O empregador deve observar também às seguintes regras que já valiam antes: pagamento de, ao menos, um salário mínimo ao mês; integração à Previdência Social (por meio do recolhimento do INSS); um dia de repouso remunerado (folga) por semana, preferencialmente aos domingos; férias anuais remuneradas; 13ª salário; aposentadoria; irredutibilidade dos salários (o salário não pode ser reduzido, a não ser que isso seja acordado em convenções ou acordos coletivos) e licença gestante e licença-paternidade e aviso prévio, além de carteira de trabalho (CTPS) assinada.

Os benefícios que ainda vão precisar de regulamentação são: 1) indenização em demissões sem justa causa, 2) conta no FGTS, 3) seguro-desemprego e 4) salário-família, 5) adicional noturno, 6) auxílio-creche e 7) seguro contra acidente de trabalho.

Nos últimos dias a PEC das Domésticas tem sido o assunto da vez nas rodas e reuniões daqueles que são pais/ mães e donos de casa, existindo ainda inúmeras dúvidas a respeito da proposta. Eu então nem se fala, cada hora penso uma forma diferente de como vamos fazer lá em casa.

Para maiores esclarecimentos sugiro a leitura da matéria que saiu ontem na Folha no link abaixo:
 
Fica dica e boa sorte!!!

Fonte: G1 e Folha
Imagem: Google
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário